domingo, 25 de setembro de 2011

Maioria das mulheres agredidas são jovens - imirante (MA) 04/02/09

SÃO LUÍS - Uma pesquisa realizada pela Justiça do Maranhão sobre violência doméstica contra a mulher revelou dados surpreendentes. A maior incidência dos casos está entre mulheres que não trabalham e 75% dos agressores são reincidentes.

E foi por causa da Lei Maria da Penha, em vigor desde setembro de 2006, que muitas mulheres passaram a ter consciência e segurança para denunciar uma agressão.
A Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em São Luís, resolveu fazer um levantamento dos processos instaurados no órgão para traçar tanto os perfis das mulheres e dos agressores, como medidas para reduzir os índices da violência. Trezentos e doze processos foram analisados em quatro meses.
A pesquisa revelou, ainda, que a maioria das mulheres agredidas é jovem, tem idade entre 21 e 35 anos. Apenas 12% delas declararam ter, pelo menos, o ensino fundamental, o que demonstra um baixo grau de instrução das vítimas na maior parte dos casos.
Grande número (27%) de mulheres que denunciaram as agressões não trabalha e, portanto, não tem condições de sustentar a família. Em 25% dos casos de agressão analisados, os agressores estavam armados, principalmente com faca (55%) e revólver (6%).
Os homens mais denunciados são vigilantes, motoristas ou pedreiros. Setenta e cinco por cento deles são reincidentes.
---Publicado pelo site imirante (São Luís/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário